sábado, 11 de fevereiro de 2017

Você não estará aqui para protegê-los sempre, mas pode prepará-los...


     “Não pode impedi-lo Stoico, apenas prepará-lo...não poderá protegê-lo sempre”

    Todas as noites, aqui em casa, assistimos um trecho de algum filme infantil com o Davi antes da hora de dormir e hoje assistindo pela provável vigésima vez o filme “Como treinar o seu Dragão”, o personagem Bocão aconselha Stoico sobre a necessidade de treinar o filho dele para enfrentar os dragões e a frase dele me fez pensar.

     O nosso amor por nossos filhos é tão imenso que muitas vezes pecamos em protegê-los em demasia, pois ingenuamente acreditamos que os protegendo de todos os males e frustrações, estaremos fazendo o melhor para eles, quando na verdade não estamos.

   Eu acredito que quando a proteção é exagerada criamos filhos inseguros e que dificilmente saberão caminhar com suas próprias pernas.

     Quando resolvemos os problemas por eles, sem deixar que pensem e que busquem a solução, deixamos de proporcionar a eles a capacidade de tornarem-se independentes e resolvidos.

     É um equívoco pensar que fazendo as coisas por eles, sem deixar que eles próprios tentem fazer ou resolver algo, estaremos poupando-os agora de sofrimentos, na verdade eles sofrerão muito mais depois, pois dificilmente saberão lidar com as frustrações da vida e não estaremos sempre aqui para ajudá-los.

     A missão dos pais, sem dúvida, é preparar os filhos para seguirem o seu próprio caminho no futuro, somos apenas um suporte, podemos orientá-los, auxiliá-los, mas não podemos viver por eles e com certeza as pequenas frustrações que encontrarão na infância farão deles adultos fortes, capazes de enfrentarem os percalços da vida.

      Deixar com que “quebrem um pouco a cabeça” para resolver e enfrentar as dificuldades do cotidiano significa amar seu filho incondicionalmente. Não é uma tarefa fácil para os pais, mas é o que podemos fazer para protegê-los de verdade, pois só assim criaremos adultos preparados, seguros e felizes.

       Talvez deixá-lo carregar a própria mochila já seja um começo.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar um recadinho dos amigos nesse momento mágico!