quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Talvez o melhor presente seja o seu tempo...



Assim como eu, imagino que o grande desafio dos pais de hoje seja administrar o tempo e conciliar de maneira satisfatória as atividades do cotidiano. Antes da chegada do Davi eu acordava às 07h, fazia academia até 08h, chegava no meu escritório às 09h, onde trabalhava até 11h45, almoçava, iniciava minha jornada na Prefeitura das 12h às 19h, corria na rua, fazia a janta, tomava banho, lia um livro, olhava uma série, curtia o marido, as vezes trazia algum trabalho para casa, limpava a casa e, finalmente, dormia. Antes de decidir ter filhos muitas vezes me peguei pensando como eu encaixaria um filho na minha rotina, me questionava se seria capaz de conciliar profissão, trabalho, casa, marido, cachorro e, ainda, proporcionar um tempo de qualidade para o meu filho. A verdade amigos, é que tudo muda, muda mesmo e muda para melhor! 
Parece clichê, mas aquela máxima de que suas prioridades mudam é a mais pura verdade! Aprendemos a otimizar o nosso tempo, substituímos tarefas por outras, priorizamos algumas situações em detrimento de outras e, ao final do dia, estamos exaustos, porém felizes!
Nessa rotina toda narrada acima, houve alterações significativas, passei a me exercitar de manhã cedinho, antes mesmo do Davi acordar, isso porque no tempo em que ele está acordado priorizo estar com ele! As chegadas em casa são sempre muito esperadas, já que sou recebida com sorrisos e abraços calorosos e cheirosinhos, os quais transformam os meus dias! 
Tem o dia em que nós dois, eu e meu marido, levamos o nosso filho na natação, então a segunda à noite é toda dele! Retorna exausto para casa, o nosso peixinho, janta, olha um filminho com a mamãe e, em seguida, dorme como um anjinho! 
Em outras tardinhas alternamos entre banho de piscina com o papai ou com o vovô, passeio de bicicleta com o papai, musiquinhas com a vovó, balanço com a tia, desenhar e montar quebra-cabeça com a mamãe, além de outras atividades que diverte a ele e a nós! 
Depois da brincadeira, vem o banho com o papai, a jantinha e o filminho com a mamãe e o soninho. 
Quantas e quantas noites fiz planos pós soninho do Davi, todos frustrados, pois acabava adormecendo antes dele e acordava horas depois sem saber onde estava ou quem eu era! 
A verdade é que você aprende que se não foi possível fazer o que planejava naquele dia, no outro você faz ou no outro ou quem sabe na próxima semana! 
Estudos comprovam que mães costumam otimizar melhor o tempo inclusive no trabalho! Sim, nossa experiência diária nos ensina que cada segundo vale ouro e sem dúvida buscamos praticidade, de modo que se torna possível executar muitas tarefas ao mesmo tempo e tudo isso para que? Para que possamos ter mais tempo para os nossos filhos!
Acredito que o melhor que podemos dar aos nossos filhos é, sem dúvida, o nosso tempo! 
Noto que o Davi é uma criança extremamente feliz e percebo o quanto ele se entristece, fica irritadiço e procura chamar a nossa atenção quando, por ventura, ficamos distantes. Ele necessita da nossa atenção, quer interagir, dividir conosco as suas descobertas, nos mostrar seus bichinhos, seus desenhos, as cores e não há nada mais prazeroso do que ver aqueles olhinhos brilhando de empolgação quando quer nos mostrar algo que acabou de fazer! 
Talvez o melhor presente que possamos dar a eles seja o nosso tempo, pois uma criança amada, cuidada e, acima de tudo, apreciada e ouvida, é uma criança visivelmente feliz e um futuro adulto seguro de si e, nesse contexto, gosto de me reportar ao escritor francês de "O pequeno Príncipe", Antoine de Saint-Exupéry, quando cita que "foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante." 
Cuide bem da sua rosa ou de seu Jardim! 

Beijos,
Monique

2 comentários:

Vou adorar um recadinho dos amigos nesse momento mágico!